Hipóteses da escrita das crianças

Olá Queridos Estagiários- Esse pequeno artigo encontrei na net em minhas pesquisas. Estava sem autoria, portanto não sei informar de quem seja, mas por ser uma informação necessária á vocês que estão ingessando nesse mundo pedagógico encantado resolvi postar assim mesmo e esperar que o autor apareça e me  dê uma bronca dizendo que o texto é dele rssr

Chega de Conversa e Seguem as Hipóteses da escrita das crianças

1) Fase pré – silábica

- Sabe que a escrita é uma forma de representação
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números
- Não compreende que a escrita é a representação da fala 

- Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler)
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora
- Variação de letras – ALSI (elefante) 
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal)


2) 
Fase silábica

A) 
Sem valor sonoro: 

- Ainda não faz relação com o som com a grafia.

- Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.

Ex:. BOLA __PT 

CAVALO___BUP


B) 
Com valor sonoro:

- A escrita representa a fala

- Percebe a relação de som com a grafia.

- Escreve uma letra para cada sílaba.


Exs.: BOLA____OA ( valor sonoro só nas vogais ) 

BOLA____BL ( só usa consoantes )


3) 
Fase silábica-alfabética


- Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas

- Alterna escrita silábica com alfabética.

Exs.: CAVALO_____CVLU 

TOMATE_____TOMT


4) 
Fase alfabética

- Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras)

- Escreve como fala


Exs.: CAVALO _______KAVALU


TOMATE_______ TUMATI

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