Substantivos Próprios e Substantivos Comuns - Sugestão de Aula


OLÁ PESSOAL!


Hoje vou lhes dar um exemplo de como dar uma aula interessante sobre Substantivos Próprios e Comuns, que talvez já utilizado por alguns, esquecidos por outros e jamais visto por terceiros.
Sempre que me preparava pra dar essa aula saia catando tudo que era bugiganga pela casa, desde doces , frutas, tampas  de garrafa até os  brinquedos de meus filhos que sob protesto eram logo colocados dentro de uma grande sacola e partiam comigo à sala de aula para me auxiliar na instrução do dia.
Ao me ver chegar com uma sacola diferente meus alunos já ficavam entusiasmados e quando as coisas iam saindo uma a uma da sacola então era uma agonia só.
Primeiro eu tirava uma boneca e lhes mostrava perguntando:
- O que é isso?
Eles prontamente respondiam:
 -  É uma boneca pró.
 -  E como se escreve boneca? Quem poderia me ajudar escrevendo esse nome?
E sempre alguém vinha giz em punho pra escrever uma palavra.
Fosse carro, remédio, boneco, lápis ...
Mas onde entra o tema da aula afinal? Até o momento só vimos alunos indo ao quadro e escrevendo palavras que iam ou não sendo corrigidas.Calma caros colegas já chegaremos lá.
Acabado o festival de escrita de palavras,  bate papo,  alegria continuávamos a aula.
 -  Gente , essa boneca se chama Dalila.
Dalila era uma boneca negra e linda de minha filha Amanda que nessas andanças acabou desaparecendo pra nunca mais tadinha kkkk.
Prosseguindo... Eles me falavam sobre os nomes de suas bonecas e eu pedia para que alguém viesse escrever o nome de Dalila e das outras bonecas que eram citadas  ao que prontamente alguém vinha e eu aproveitava pra perguntar caso o aluno acertasse o pq de iniciar com maiúscula o nome da boneca ou em caso de erro explicar que Dalila como eles era única e portanto merecia que seu nome também fosse grafado com letra maiúscula.
Escrevia assim o tema da aula e dava a definição fazendo depois com que eles repetissem comigo as frases:
Dalila é uma boneca.
Boneca é um substantivo comum. Por quê?
Toda boneca é uma boneca.
Mas Dalila é um nome próprio. Por quê?
Toda boneca é uma boneca, mas nem toda boneca é Dalila. E seguiamos o festival
Todo carro é um carro, mas nem todo carro é uma B M W
Todo remédio é remédio, mas nem todo remédio é Dipirona
Todo rio é um rio , mas nem todo rio é o Amazonas
Toda cidade é uma cidade,mas nem toda cidade é São Paulo.
A aula corria as mil maravilhas até um espertinho lembrar ...
Toda mulher é mulher né pró?
 -  É sim, mas nem toda mulher é Maria
 -  Mas tem muita Maria por ai.  como pode ser única e ser nome próprio se tem um monte?
 - Não há sequer um ser humano igual meu querido e se o nome for igual o sobrenome é diferente,  se o sobrenome for igual o número de identidade é diferente e se não tiver identidade a impressão digital é diferente, única , portanto substantivo próprio.
E fazíamos nossas atividades,  jogávamos o jogo da forca e comíamos as frutas que serviram de exemplo de substantivo comum .... Só festa e aprendizado garantido
Ahh essa ideia nasceu acredito que na mente de uma ex colega chamada Naiana que ao nos dar uma aula como nota de estágio me levou uma boneca escandalosamente linda e deu sua aula como ninguém. A ela todo o crédito pelo sucesso dos substantivos próprios e comuns em minhas aulas

Atividade Substantivos Próprios e Comuns

Para complementar a aula de substantivo Próprio e Comum ... Sugestão de Aula clicando Aqui!

Atividade Substantivos Próprios e Comuns


Veja Também:

Selinho Pedagoga Viviane

Tô meio dodói hoje, mas ainda consigo postar o selinho fofo que ganhei do Blog EDUCAR É VIVER da Pedagoga Viviane.
Fico muito feliz com seu carinho minha linda e assim que minha net deixar eu volto no seu blog pra te seguir e deixar meus comentário... Como minha net paece q está mais dodói que eu não consegui ver seu blog completamente pq não carregou a página.

Beijinhos e Muito Obrigada

Ficha com Problema Matemático

Ficha com Problema Matemático
Ficha com problema simples envolvendo medida de peso.
Boa Aula

Desafio Matemático Ideia Criativa

Desafio Matemático Ideia Criativa
Esta é uma forma simples de aplicação de problema matemático.
Em uma dado momento no meio da aula o professor oferece uma ficha pra cada aluno com um problema e os estimula a resolvê-lo.
Cada aluno poderá escolher qual problema resolver e no fim o professor  faz as correções junto com cada um deles.

Outras sugestões de fichas de problema:

Atividade com Texto - Eu Juro que Vi

Atividade com Texto - Eu Juro que Vi
Minha sugestão é que antes de ler o texto o professor divida a turma em grupos de 4 para que juntos encontrem os significados das palavras em destaque, uma vez feito isso a leitura poderá ser feita individualmente ou em grupo sendo que um componente de cada grupo ( escolhido por sorteio) ficaria responsável por ler uma estrofe.
A ilustração do texto poderia ser feita em grupo em papel metro ou individualmente.
Um terceira opção é escolher a estrofe de cada grupo por sorteio e deixá-los livres para criar.
Boa Aula

Atividade Sílabas Complexas

Atividade Sílabas Complexas
Atividade para  trabalhar as sílabas ar, er, ir,or e ur com as turmas de 1º e 2º ano completando palavras.
Boa Aula

Atividade Meios de Transporte

Atividade Meios de Transporte
Trabalhando Meios de Transporte com turminhas de 1º e 2º Ano.

Produção Textual Divertida

Produção Textual Divertida
O Tema é o título sugestivo da revista:
O HOMENZINHO QUE MORAVA NA CABEÇA DO CASCÃO...
APÓS AS PRODUÇÕES MARAVILHOSAS EU EXPLORARIA AUMENTATIVO E DIMINUTIVO.
Beijokas e boa aula

Atividade Advérbio de Tempo e Advérbio de Intensidade

Atividade Advérbio de Tempo e Advérbio de Intensidade
De uma forma bem simples os alunos irão classificar os advérbios pintando e circulando.
Após a classificação o professor poderá pedir que destaquem 3 advérbios e elaborem 3 frases sobre a situação que aparece na figura.
Boa Aula meus queridos.

Como apoio uma pequena lista de Advérbios:

Tempo Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente.

Lugar Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.

Modo Bem, mal, assim, depressa, calmamente, suavemente, alegremente.

Afirmação Sim, deverás, certamente, realmente, efetivamente.

Negação Não, tampouco.

Dúvida Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.

Intensidade Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio.

Atividade Palavra Puxa Palavras

Atividade Palavra Puxa Palavras
Uma atividade bem simples para turmas de 2º e 3º ano.
Na questão 1 o professor pede duas palavras iniciadas por cada letra e na questão 2 as crianças escrevem os nomes dos personagens que aparecem na imagem.

Produção Textual / Girafa

Produção Textual / Girafa
Com essa atividades iremos propor ao aluno a realização de pesquisa em dupla  no laboratório de informática da escola sobre curiosidades do mundo das girafas.
Em um segundo momento a turma em sala irá socializar com a turma as informações conseguidas, abrindo discussão sobre o tema.
No terceiro momento será proposta a produção textual no gênero preferido pelo aluno a fim de organizar as informações adquiridas.
Beijokas e Boa Aula

Exclusividades Natalinas

Exclusividades Natalinas pacote de atividades escolares sobre o tema Natal

Conto de Natal

Cartões de Natal pra Imprimir


Atividade Natalina/ Lista de Palavras

Atividade Natalina/ Lista de Palavras
Vamos sugerir aos pequenos a elaboração de lista de presentes não deixando de abordar através de roda de conversa o verdadeiro sentido do Natal Cristão e do Natal comercial em uma abordagem que permita ao aluno construir seu saber e aprofundar seu conhecimento de mundo.

De Olho no Filme Alice no País das Maravilhas

Uma bela sugestão para as turmas de 5º Ano esse filme que trás Jhonny Deep em um dos papéis principais (diga-se de passagem em mais uma atuação de mestre ), é maravilhoso para realização de uma boa aula.
Mostra o filme a menina Alice aos 19 anos de volta ao País das Maravilhas que ela pensava existir apenas em seus sonhos.
Surpreendente do início ao fim essa super produção da Disney trás uma nova roupagem que dispensa palavras.
Abaixo o treiller do filme que vai deixar sua garotada empolgada e renderá momentos de debates e certamente te inspirará para a produção de várias atividades

Ditado Especial Ideia Criativa


Essa é uma atividade para executar um dos variados ditados que inventei pra dar um tchan nas aulas de Língua Portuguesa que as vezes de monótonas fazem dormir.
Partindo do Conto Alice no Pais das Maravilhas destacamos o personagem Chapeleiro com uma xícara na mão para explorar palavras com X e Ch e realizar mais um ditado divertido.
Antes da aplicação da atividade seria interessante ver o filme Alice no País das Maravilhas com a turma a fim de familizarizá-los com o personagem em destaque, mas não o filme infantil e sim a nova versão com Jhonny Deep.
Os pré adolescente costumam amar.
Beijokas e Boa Aula