Atividade Separação de Sílabas e Letras Turma da Mônica



Olá queridos.
Essa atividade elaborei para turmas de 2º ano ... Utilizei a  Turma da Mônica para ilustrar , pois muitos professores amigos estão com o Projeto Turma da Mônica a todo vapor.
Espero que gostem.

Gi Barbosa Carvalho

Atividade Texto e Interpretação Sítio do Pica Pau Amarelo

Olá Fofinhos.

Atividade Texto e Interpretação Sítio do Pica Pau Amarelo

Esse é um texto bem legal de um dos livros do Monteiro Lobato , maravilhoso para trabalhar no Dia do Livro Infantil.
Eu considero a leitura essencial para o aprendizado e a opinião do aluno sobre ela de extrema importância, por isso mesmo ficamos apenas com 3 questões e  focamos na  opinião do aluno.
Ah essa atividade é parte integrante do Mini Caderno Turma do Sítio.

Gi Barbosa

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada


Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada
Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada

Produção de Texto A Pastorinha/ Contos de Fada


Bom Dia!

Esse é um arquivo de produção textual que montei pra minha irmã.
Utilizei as imagens do espaço do blog da Ivana Kiper, apageui o texto e fiz as linhas já que a turminha de minha irmã é de 5º ano . Vocês podem pegar o arquivo original com texto no blog
http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/ e utilizá-lo como base para a produção de seus alunos.
Ano passado também fiz atividades com esse conto que você pode ver clicando nos links

Atividade Páscoa Cristã Reescrita de Texto

Atividade  Páscoa Cristã Reescrita de Texto
Com essa atividade vamos trabalhar pontuação com as turmas de 4º e 5º ano dentro do Projeto Páscoa Cristã
Quer ver mais atividades de Páscoa Cristã?
Clique em um dos temas abaixo.

 Gi Barbosa Carvalho

 

Plano de Aula sobre Violência EJA



Área de Conhecimento: Português, Matemática e História


Conteúdos:
  • Estudo de Texto: Música Reflexiva (Numa Cidade Muito Longe Daqui t. Marcelo D2) e jornal.
  • Letras maiúsculas e minúsculas (Nomes Próprios e comuns)
  • Ortografia
  • Adição com cálculo
  • Produção Textual colteiva ou individual: A violência em nossa cidade


Objetivos:

  • Proporcionar o entrosamento entre os educandos;
  • Reconhecer o seu próprio nome e o nome dos coelgas da comunidade;
  • Desenvolver a oralidade e a escrita;
  • Alertar sobre a violência em nossa comunidade e município;
  • Desenvolver a capacidade de cálculos; 
  • Compreender sua  história de vida como um processo contínuo.
Procedimentos metodológicos:

Acolhida: Música Reflexiva
( Numa Cidade Muito Longe Daqui t. Marcelo D2) seguida de conversa informal com os educandos sobre a letra.

1° Momento: Discutir com os alunos alguns casos de violência do qual foram vítimas , ou conhecem alguém que foi.

2° Momento: Propor que os alunos produzam um texto, coletiva ou individualmente sobre o que compreendem por violência e qual sua opinião sobre ela .

3° Momento: Sugerir que umfaça a leitura do texto cosntruido coletivamente ou que cada um leia sua produção de forma individual.

4° Lanche

5° Momento: Identificar os erros de ortografia dentro das produções textuais e trabalhar a escrita correta das palavras com os educandos


6° Momento:Distribuir para os alunos um caça -palavras onde estarão escritas algumas palavras já trabalhadas na letra da música.

7° Momento: Despedida

Atividade Leitura e Escrita Turma da Mônica

Atividade Leitura e Escrita Turma da Mônica
Uma atividade similar a que postei agora a pouco, apenas em um nível de turmas menores.

Atividade Cantiga de Roda Turma da Mônica


Atividade Cantiga de Roda Turma da Mônica
Esta atividade pode ser desenvolvida com auxílio do professor ...
Você pode fazer uma seleção de cantigas, apresentá-las à turma, cantar e brincar junto com eles, depois cada aluno escolhe sua cantiga e escreve.

Atividade Listagem de Palavras Turma da Mônica

Olá queridos.
Atividade Listagem de Palavras Turma da Mônica


Esta é uma atividade que gosto muito de realizar com as crianças, principalmente se antes dela o professor tornar o ambiente bem lúdico através da brincadeira ...

Seria interessante mostrar slide de brincadeiras antigas, falar sobre como se brincava no seu tempo de criança e em roda de conversa descobrir do que os pequenos gostam de brincar.
Apenas uma dica. Espero que gostem.

Beijokas

Projeto Tarsila do Amaral


Olá queridos!
Projeto Tarsila do AmaralEncontrei esse Projeto Tarsila do Amaral em um DOC na net e achei interessante compartilhar com vocês.
Os créditos estão dados devidamente, não retirei nada do que foi escrito nem acrescentei .

Escola Dom Miguel Fenelon Câmara
Projeto Tarsila do Amaral
Profª Marli
Público alvo: 4º ano B do Ensino Fundamental ( 30 alunos)
                      AnoLetivo -2010
Tempo previsto: Dois meses a três meses.

JUSTIFICATIVA:
A Arte surgiu com a necessidade do homem exprimir seus anseios, angústias, desejos, desafios de seu cotidiano, isto muito bem representado nas pinturas rupestres nas paredes das cavernas encontrados  até mesmo em nossa região Nordeste. Desde então, o homem tem expressado por meio da escultura, música, literatura, dramaturgia, entre outros, em alguns momentos históricos como meio de registrar o presente e fazer o espectador refletir o que acontece no seu meio e daí, transformá-lo. Por outro lado, em outros momentos a Arte tem surgido como um caminho para fruir a sensibilidade, ou seja, despertar sentimentos inerentes ao ser humano, como a alegria, o prazer, a empatia, a serenidade, respeito como o semelhante e o seu meio, entre outros.
Diante deste contexto, surge a necessidade de expor a geração mais nova este valores muitas vezes não divulgados ou vividos no contexto familiar e mídia. Por sua vez, a escola como formadora de valores e opinião propicia situações pedagógicas que contemplem estes elementos morais essenciais ao homem. Tendo todos estes aspectos em mente, este projeto surgiu como continuidade do trabalho pedagógico de Arte do ano letivo anterior realizado com esta turma, onde foram abordados uma visão geral da história da Arte, Pintura Abstrata e Figurativa (produções de telas em guache individuais), texturas, simetria, biografia de Leonardo da Vinci e estudo sobre a obra de Mona Lisa (releitura). Uma vez que estes alunos tem estudado a vertente da Arte, no caso, a pintura, pensou-se na possibilidade de apresentar uma artista brasileira, Tarsila do Amaral, que tão bem retrata os valores e temas sociais de nosso país, os quais continuam atuais. O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte, e consequentemente estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e por fim, desenvolver o senso de observação e o gosto pelas obras de Arte.

O procedimento metodológico deste projeto tem como critérios o avanço da aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes.

OBJETIVO GERAL:
Valorizar e apreciar a expressão artística a partir das telas de Tarsila do Amaral, desenvolvendo um olhar crítico social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral e compreender seu trabalho ao longo de sua vida.
·         Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura;
·         Interpretar obras de Arte, compreendendo sua função comunicativa;
·         Estabelecer relações entre obras de Arte e a identidade cultural do Brasil;
·         Representar por meio de desenho a releitura de algumas obras da artista;
·         Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Perceber por meio de seus auto-retratos a semelhanças e diferenças da artista.
  • Identificar a brasilidade nas telas de Tarsila em suas cores e formas. (fase pau-brasil)
  • Compreender o objetivo da artista a pintar as anomalias em seus quadros (fase Antrofagia).
  • Apontar os aspetos sociais abordados nos traços da artista em suas telas.
·         Identificar os cenários urbanos e rurais, as cidades brasileiras ou estrangeiras abordadas nas produções estudadas.
·          Desenvolver o senso crítico;
·         Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela Arte;
·         Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.
METODOLOGIA:
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, slides, produções individuais de releituras de algumas obras de Tarsila  do Amaral, socialização, entre outros.

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
  • Arte
  • História                                                          
  • Geografia
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ética
  • Pluralidade cultural

AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: envolvimento, interesse dos alunos, participação, questionamento, criatividade, assiduidade, interesse em ouvir e ler textos informativos, a postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.
CULMINÂNCIA:
               A culminância deste projeto ocorrerá pela socialização dos trabalhos individuais para a comunidade escola e família e apresentação do livro coletivo das telas mais apreciadas pelos alunos com suas observações diante da aprendizagem obtida.

ATIVIDADES PROGRAMADAS:

1º DIA:
Apresentação do projeto. Leitura compartilhada do Livro “ Encontro com  Tarsila “ de Cecília Aranha e Rosane Acedo. Interpretação oral. Produção de texto: O que estou aprendendo sobre Tarsila do Amaral? O que achei de interessante? Socialização das produções (leitura compartilhada). Inicio do registro.

2º DIA: Texto informativo. Biografia de Tarsila do Amaral. Conhecer os Auto-retratos de Tarsila do Amaral. Fragmento do poema “Tarsila” de Carlos Drummond de Andrade. Leitura individual. Interpretação oral. O aluno fazer seu auto-retrato. Socialização.

3º DIA: Projeção de slides. Obras da artista. Explorar seus auto-retratos. Contexto Histórico. Registro individual da aprendizagem retida (continuação).  

4º DIA: Projeção de slides. História dos quadros de Tarsila. Destaques de suas fases de trabalho. Continuação do registro.

5º DIA: Estudo do Quadro Abaporu. Contexto histórico. Releitura das suas estampas. Socialização. Registro dos pontos aprendidos ou interessantes para o aluno (continuação).

6º DIA: Identificação dos aspectos sociais. Telas: Operários, A família. Contexto histórico: O que a artista desejava destacar com as expressões, cores, organização dos personagens, etc.? Pesquisa em revistas ou jornais de fotos que retratem semelhanças das atribuídas às telas. Trabalho em grupo. Socialização.

7º DIA: Releitura da tela “A família”. Trabalho individual. Socialização.

8º DIA: Reconhecimento das formas geométricas utilizada pela artista plástica. Tela : EFCB.

9º DIA: Telas: Carnaval em Madureira, Cartão postal. Reconhecimento de características urbanas nacionais e internacional. Releitura de uma das telas. Escolha do aluno.

10º DIA: Telas: Paisagem com touro, O pescador e Manacá. Percepção de paisagem rural. Revisão: o que é monocromia? Releitura de suas estampas da tela Paisagem com touro. Produção individual.

11º DIA: Telas: A negra, Antropofagia e O ovo ou Urutu. Projeção de slides. Compreensão da fase antrofágica de Tarsila.

12º DIA: Tela: O vendedor de frutas. Retomada da visão da artista do cotidiano brasileiro. Releitura. Trabalho individual . Socialização.
14º DIA: Projeção de slides sobre as fases do trabalho da artista. Assistir vídeo com entrevista com Tarsila (velhice).

15º DIA: Trabalho individual. Pintura em guache segundo a escolha do aluno de uma das telas estudadas neste projeto.

16º DIA: Socialização dos trabalhos para a escola e família.


Bibliografia

Aranha, Cecília. Encontro com Tarsila/Aranha, Rosane Acedo; ilustrações Dadi. –Belo Horizonte: Editora Formato Editorial, 2002. (Coleção encontro com a arte brasileira)

Sites visitados







Aula Atividade / Famílias Silábicas B e D



Aula Atividade / Famílias Silábicas B e D

Aula Atividade / Famílias Silábicas B e D
Olá meus queridos.

Essa é uma atividade que você pode explorar utilizando o processo de palavração de Paulo Freire.
  • Primeiro mostre para as crianças o personagem BIDU da turma da Mônica. Use uma tirinha, livro para contar uma história sobre o personagem ou mesmo um DVD com algum desenho animado.
  • Peça que formulem frases com o nome BIDU( não importam que não consigam ainda ler a frase inteira).
  • Anote as frases no quadro sempre pedindo que identifiquem a palavra BIDU denro do contexto da frase.
  • Entregue a atividade e peça que pintem o personagem e leia seu nome com cuidado.
  • Peça que encontrem dentro das famílias as sílabas que formam o nome BIDU.
  • Entregue as letras recortadas ou a cartela para que recortem e peça que criem o máximo de palavras que conseguirem usando apenas as sílbas e vogais disponíveis.
  • Peça que escolham 8 das palavras montadas e escrevam na folha de atividade.
Boa Aula

Gi Barbosa Carvalho

Jogo dos 7 Erros Turma da Mônica

Jogo dos 7 Erros Turma da Mônica
Olá Fofinhos.

Se tudo que é bom é pra divulgar , retornei pra fazer a propaganda rsrs
Agora dos Jogos dos 7 Erros que vc clica sobre um dos números na página e baixa ou imprime.
http://www.monica.com.br/diversao/passatem/7erros/pag2.htm ... Muita coisa linda

Liga Pontos Turma da Mônica

Olá Fofinhos.

Passando apenas para divulgar essa belezinha.

Trata-se de uma coleção de Liga Pontos que você encontra para baixar lá no site da Turma da Mônica.
Mais de 100 modelinhos super lindos ...
O que acabei de postar é o número 1
Você precisa clicar no link http://www.monica.com.br/diversao/passatem/ligue/welcome.htm , depois clicar sobre o numeral e baixar ou imprimir para seu filho colorir.
Corre lá e pegue o seu.

Beijokas

Atividade A Casa / Interdisciplinar

Olá.
Com essa atividade iremos trabalhar o conteúdo A Casa chamando a atenção para o cômodo sala através de lista de palavras e sopa de letrinhas .
É o tipo de atividade que estimula a criança, uma vez que mostra um pequeno desafio de fácil resolução, leva-o a analisar o espaço de sua casa observando de longe detalhes que diariamente passam despercebidos...
E  ilustrado lindamente pela Mônica então ... Nem dá pra imaginar que eles não gostem (rsrs)

Atividade Direitos do Idoso

Para que as crianças do 1º e 2º ano possam saber um pouco mais sobre os direitos dos idosos e aprender bem cedo a respeitá-los e amá-los, afinal é de pequenino que se torce o penino ( rsrs)